terça-feira, 12 de abril de 2011

Amor/Dependência

Hoje escrevo acerca do amor/dependência, porque tenho visto tantas vezes os dois interligados que decidi escrever sobre o tema, como forma de reflexão. 
Amar é um sentimento que desenvolvemos em nós mesmos! 
Amar, não é dependência de terceiros! 
O amor começa em nós!!! 
Por também eu, em tempos ter sido dependente, aprendi que se nos amarmos muito, não sentimos necessidade e dependência, porque nos bastamos a nós mesmos. 
Isso não invalida que não partilhemos o amor que sentimos, mas daí a sermos dependentes, vai um passo enorme. 
Ás vezes passa-se tempo sem fim, sem se compreender isto! 
Costumo dizer que é um processo de aprendizagem, onde aprendemos a desenvolver esse amor, bastando para isso, existir em nós o entendimento. 
Quando se fala em caras metades ou complementos de alma, eu digo em tom de brincadeira, mas muito a sério, que metades é nas laranjas e complementos são vitaminas, compram-se nas farmácias :) 
O amor faz sentido quando partilhado por seres inteiros! 
Aos que me consideram útil nas suas caminhadas digo: Aprendam a mimar-se muito, amem-se, namorem-se a vocês mesmos, descubram as coisas incríveis que existem em vós que muitas vezes desconhecem. No dia que descobrirem, vão passar a adorar estar convosco mesmos, sem sentirem nenhum vazio no vosso ser! 
No meu entendimento só é possível existir partilha, se as pessoas envolvidas nesse processo se amarem muito a si mesmas. 
Quando digo isto, não estou a falar nem de ego (do qual nos devemos despir), nem de narcisismo, mas sim de amor no contexto mais elevado do verbo amar. 
Como é possível amar-mos alguém que não se ame a si mesmo? 
Já reflectiram sobre isso? 
Se a pessoa em causa não se amar, que vai ela partilhar connosco? 
Não se estará a projectar nos outros? 
Pela parte que me toca, só consigo amar quem se ama a si mesmo, pois só assim existirá de facto uma partilha de seres, respeitando a individualidade, a independência, e consequentemente existe uma vontade enorme de partilharmos a nossa essência com os outros, com tudo o que de bom isso traz. Confiança!!! Querer colher o amor desses mesmos, sem os monopolizarmos de qualquer forma, pois isso, também seria uma forma de castrar esse mesmo amor! 
Tudo isto, independentemente da forma de amar, pois o amor é incondicional na sua origem e diferente na sua forma de se manifestar, e todas elas …LINDAS!!! 
Quando falo sobre isto, algumas pessoas perguntam-me: Não estarás tu a excluir quem mais precisa de compreender o amor? 
NÃO!!! Mas não mesmo!!! 
Quando alguém não se ama, o que faço, é transmitir o meu testemunho, para o caso de acharem útil…se servirem para sua aprendizagem!!! 
Namastê 
nuno

Sem comentários: