terça-feira, 12 de abril de 2011

Dogmas

Dogmas – São afirmações absolutas que não permitem a discussão. São um conjunto sistemático de representações (ideias, valores) e de normas ou regras (de conduta), que indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer e como. 
Posso concluir na minha verdade que dogma é sinónimo de limitação, de prisão interior, de preconceito. 
É uma verdade absoluta!!! 
Verdade absoluta? Não existem verdades absolutas!!! 
Costumo dizer que encontrei a minha verdade. Não a verdade. 
A verdade, é um valor relativo, e todas as verdades serão validas e tão respeitáveis como tantas outras verdades. (tolerância) 
Ao longo dos séculos o homem subjugou o seu semelhante de variadíssimas maneiras, baseando-se nos dogmas, quer religiosos, quer sócio-políticos. 
Matou-se e mata-se em nome de Deus de tal forma, que mataram Deus no coração dos homens. Ensinaram-nos a ser tementes a Deus em vez de nos ensinarem o amor, ensinaram-nos a ter medo, para nos poderem controlar de forma mais eficaz. Ensinaram-nos um Deus que não existe (um senhor numa poltrona de ouro a enviar almas para o céu e para o inferno). 
Tive a oportunidade em determinada fase da minha vida, de viajar por variados pontos da terra, de conhecer varias religiões, sistemas políticos, organizações sociais. Não tive interesse em passar dias em museus, mas sim em conhecer pessoas, filosofias e formas de estar. 
Com isto, aprendi varias coisas sem na altura me aperceber: a ser mais tolerante com o meu semelhante, a respeitar a verdade dos outros e a aceitá-la como tão valida como a minha, que todas as religiões se baseiam no amor, a compreender as diferenças entre os filhos da terra e com tudo isto deixei de ser religioso. 
Deixei os dogmas que me foram incutidos desde menino e sem imposições descobri que Deus somos todos nós, que somos energia, que criamos o nosso mundo, que somos um holograma. 
Na minha verdade, entendo que a libertação, a satisfação interior, a paz nos seres da terra, começará à medida que formos eliminando os dogmas que nos foram incutidos, e darmos oportunidade ao fluir da nossa mente. 
Muitos poderão interrogar-se acerca disto e nem estarem de acordo, e respeito isso. Apenas peço que reflictam no seguinte: Vivemos num mundo justo? É correcto subjugar o semelhante? Os nossos líderes religiosos e políticos têm conseguido a harmonia, a felicidade na terra? 
Namastê
nuno

Sem comentários: