quarta-feira, 13 de abril de 2011

Persistência

O bambu chinês depois de plantado não se vê por aproximadamente cinco anos, excepto o lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bolbo. 
Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu. 
Mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, vai sendo construída. Então, no final do quinto ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros. 

Um escritor do qual não me recordo o nome, disse um dia: 
"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço. Faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará, e com ele virá um crescimento e mudanças que você jamais esperava". 

Que concluo? 

Que tal como o bambu cresce dentro da terra sem se ver, também em nós funciona da mesma forma o crescimento. 
É algo que brota de dentro para fora. Embora não vejamos resultados na hora, estamos a dar comandos ao nosso eu, no sentido da mudança, do crescimento e da energização. 
Devemos ter em conta alguns aspectos fundamentais neste cultivo interior: Disciplina da mente, persistência e paciência. Se conseguirmos ter estes 3 factores sempre presentes em nós, sem nos apercebermos, nasce em nós tudo o que desejamos e consequentemente a satisfação interior. 
Claro que como em tudo, é importante focar, porque também no bambu, de vez em quando o vento sopra forte sobre ele, curvando-o até ao chão, dando por vezes a impressão que vai partir. Mas quando passa a ventania, ele volta ao seu lugar, porque as suas raízes fortificaram-se nos anos que cresceram sem se ver. 
 
Meditem nisto 
Namastê 
Nuno

Sem comentários: