sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dar e receber

Hoje escrevo acerca do dar e receber, porque sinto que poderei ser útil através desta mesma reflexão.
Muitas vezes, para saber como é um ser, pergunto-lhe se ele gosta mais de dar ou receber.
Pela parte que me toca, adoro dar, porque é uma das vias que encontrei para a minha felicidade. Adoro ver as reacções, as expressões de felicidade por receberem, pelo imprevisto, etc.
Sempre fui assim, mas sempre que me queriam dar algo, eu nunca aceitava.
Até que um dia…recebi a visita de uma amiga que me preza muito. Vivia num país distante. Trouxe imensos presentes, coisas giríssimas, chás, artesanato feito por ela, etc.
Quando ela saiu, reparei num pequeno saco (também feito por ela), com estes dizeres…Planeta d’encantar.
Comentei de imediato com o meu filho...Ela trouxe-me tanta coisa, que eu nem reparei neste saco. Achei o saco lindo, e reparei que lá dentro continha um envelope. Nele, dizia…Para a tua bateria. Quando abri o envelope, nem queria acreditar. Estava cheio de notas.
Fiquei danado, peguei no telefone e sem a deixar falar, disse-lhe…diz-me onde estás, porque quero devolver-te isto já!!!
Ela, com a sua habitual serenidade (de ser de luz), apenas disse… olha nuno, passas a vida a dar! Chegou a hora de aprenderes a receber!!! E desligou o telefone.
Na altura veio-me de imediato a necessidade de reflectir acerca do sucedido.
Conclui o seguinte: Que direito tenho eu de recusar aos que me amam, a mesma felicidade que a mim me proporciona …DAR!!!
Com isto, acabei por dar mais uma cajadada numa coisa que todos nos deveríamos despir cada vez mais e mais…o EGO!
E encontrei o equilíbrio entre o dar e receber.
Namastê
nuno 

Sem comentários: