terça-feira, 12 de abril de 2011

Mahatma – A grande alma

Ao ler uma entrevista com o neto de Mahatma Gandhi, senti que devia partilhar isto convosco. 
A determinada altura Araun Gandhi diz do seu avô… “Passava uma hora por dia comigo, em que me contava historias e me ajudava a compreender o que tinha aprendido na escola.” Sublinhando, que apesar de estar empenhado na união e independência da Índia, nunca deixou que isso perturbasse o convívio com os netos. 
Araun diz ainda…”Hoje em dia as pessoas estando muito menos pressionadas que o seu avô, não têm tempo para as crianças.” 
Lendo isto lembrei-me de algo que me tem ajudado na minha caminhada. Auto-disciplina. 
A noção absoluta que cada momento na vida tem de ser aproveitado de maneira proveitosa. 
Ora, esta auto-disciplina de Mahatma Gandhi permitiu-lhe ter tempo com qualidade com os seus netos, mesmo estando tão atarefado nas suas causas. 
Quantas vezes estamos a fazer algo, com a cabeça noutro lado? 
Ao fazermos isso não deixaremos de viver o presente? 
Dou aulas no meu dia a dia, numa área onde é fundamental a concentração. É fundamental focar o momento. 
É frequente, muitas vezes, não se alcançarem os resultados desejados, precisamente pela falta de concentração no momento certo. 
Valerá a pena reflectirmos acerca disto, pois ganhamos em satisfação interior pelos resultados obtidos e consequentemente seremos mais harmoniosos e proveitosos. 
 
Namastê 
nuno

Sem comentários: