terça-feira, 12 de abril de 2011

Filósofos e obreiros

Recebo, como muitos de vós, centenas de emails sobre amor, solidariedade, justiça, igualdade, etc., com a mensagem final para fazermos reencaminhamento dos mesmos. 
Pela parte que me toca, não os reencaminho! Confesso que a maior parte das vezes nem os leio sequer! 
CANSEI-ME! 
Recebem-se os ditos emails, vertem-se umas lágrimas e passados cinco minutos, já estão esquecidas as mensagens. 
Não é uma crítica! É uma constatação mais do que evidente para todos nós! 
Caso contrário, com tantos emails, já o mundo estaria melhor! E não está! É um facto evidente. 
Com isto pretendo transmitir o seguinte: Estou cansado de filósofos. Não que não nos sejam extremamente úteis, pela reflexão a que nos obrigam. 
Podemos citar Aristóteles quando nos transmite que nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito, ou Platão quando nos diz que muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua, ou Sócrates quando diz, não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo. 
Mas a verdade é que em nada mudou a realidade áspera que é o mundo. 
Precisamos, em vez de emails bonitos, de acções diárias. De definitivamente colocarmos em pratica as palavras bonitas, caso contrário, apenas servem para aumentar as frustrações de vivermos num mundo cada vez mais injusto em vez de um, onde possamos todos usufruir da maravilha que é a criação humana. 
Quando me dizem que não vou mudar o mundo, eu respondo sempre…Faço a minha parte! 
Acredito que se todos fizerem a sua, então sim, e parafraseando o grande chefe Steale… 

TALVEZ UM DIA SEJAMOS IRMÃOS 

Namastê 
nuno

Sem comentários: